quarta-feira, 10 de março de 2010

Trinta e sete anos do cinema acreano

Cinema, Fragmentos e Relíquias
Durante o mês de março a Associação Acreana de Cinema – ASACINE, realiza um programa de exibições de filmes acreanos, alusiva aos 37 anos do cinema acreano. Na Sala de Cinema do SESC centro, todos os sábados 18h; No Auditório da UNINORT às 13, 16 e 19h nos dias 16, 17, 18, e no mesmo período no Colégio Ânglo, com sesões às 08 e às 10h.
O Projeto Cinema, Fragmentos e Relíquias, que entra em sua fase de difusão, neste mês de março, traz ao público de Rio Branco os filmes realizados na década de 70 pelo Grupo ECAJA, em película super 8mm. Dsgastados pela alta umidade e pelo calor intenso, os filmes passaram por um demorado processo de restauração de imagem e de áudio, mesmo alguns tendo perdido a coloração parcial, o importante é saber o que isso representa para a nossa memória. Agora todos foram transcritos para DVD. Alguns filmes realizados em VHS também foram recuperados, parte em São Paulo, parte em Rio Branco, frutos de uma luta dolorosa e in tensa de Adalberto Queiroz que é técnico da Fundação Cultural, Carlos Marconi – São Paulo e Assueris Feltrini – São José do Rio Preto-SP.
O projeto proposto pela ASACINE no Edital da Lei de Incentivo à Cultura 2009 foi contemplado, com recursos captados junto ao Supermercado Araújo.
O lançamento oficial dar-se-á dia 21, domingo, às 17h na Filmoteca da Biblioteca Pública, como parte da programação de 37 Anos do Cinema Acreano, por ocasião do lançamento de um compacto de 10 minutos que acompanha os lançamentos dos filmes Professor Burrafino, de Dulcinéia Melo e Transformando Lixo em Dinheiro, de Gilberto Farias, o trottamondos, que são associados da entidade.
Adalberto Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário